quinta-feira, 12 de maio de 2011

Que tipo de assassino é você? O ativo ou o passivo?



Você é do tipo que presencia maus tratos em animais e se cala? Você nada faz quando presencia alguém chutando um cachorro ou um gato abandonado, faminto e sedento que revira seu lixo, na sua porta, para tentar matar a fome e não morrer de sede?

Que tipo de assassino é você? O que não é capaz de prestar socorro a um animal que você atropelou ou que foi atropelado por outrem? Ou é aquele que ainda passa por cima carregando em seus pneus pedaços de carne de um ser e diz que não deu para parar?

Que tipo de assassino é você? O que compra um filhote de gato ou de cachorro para alegrar seu filhinho, mas quando viaja o deixa só sem se preocupar em deixá-lo devidamente protegido ou se ele vai sentir fome, sede ou tristeza pela sua ausência e a ausência do seu filho?

Que tipo de assassino é você? O que compra outra casa ou vai morar num apartamento, ou em outra cidade e por isso, não pode mais cuidar do seu animal e o abandona à própria sorte? Ou você é aquele assassino que abandona o seu cão porque ele envelheceu ou adoeceu se esquecendo dos inúmeros momentos em que ele lhe fez companhia, preencheu sua vida, alegrou seus dias, lhe protegeu, lhe escutou, presenciou brigas homéricas com o seu cônjuge ou filho e foi agredido porque você foi covarde o suficiente para não bater neles e o escolheu para saco de pancadas? Você é o assassino do tipo que vê seus filhos, vizinhos, parentes ou mesmo um desconhecido maltratando um animal e nada faz porque acha que não é com você, que você não tem nada com isso?

Que tipo de assassino é você? O que coloca veneno num pires de leite e o oferece ao gato ou ao cachorro do vizinho só prá se vingar dele, ou porque o gato miou, ou o cachorro latiu a noite inteira provavelmente por causa da presença furtiva de desconhecidos na noite, ou simplesmente porque ele sentia fome, sede ou frio?

Que tipo de assassino é você? O que consente que um carroceiro sobrecarregue a carroça com um peso estupendo para que você não tenha que pagar outra viagem, ou é aquele que presencia falta de cuidado com cavalos deixados presos sem que possam se alimentar?

Que tipo de assassino é você que vê tudo isso e finge que não vê? Que coloca cães para cruzar pensando em ganhar um bom dinheiro sem se importar se as cadelas agüentam carregar uma outra barriga ou parir mais seis ou sete cachorros? Você mata desse jeito e vai dormir tranqüilo somente para ganhar dinheiro? O que você faz com os filhotes que você não consegue vender? Você os abandona pelas ruas para morrerem de sede e de fome, ou atropelados, ou de doenças virais?

Você que passa, não olha, vê e não enxerga,  que presencia e se ausenta na sua bárbara omissão, na sua cruel cegueira, é assassino em potencial. Um assassino frio e torpe que mata, permite ou consente ativa ou passivamente que se executem vidas, tantas vidas tão preciosas quanto a sua. Consente com feiras de animais ao ar livre, nas avenidas ou esquinas; consente e silencia ao saber que um vizinho drogado ou alcoolizado bata, chute ou deixa de alimentar seus animais, que mate seus animais, torture seus animais. Até quando você continuará sem enxergar, sem sentir, sem dizer, sem ouvir? Até quando você vai ser assassino?

Maria Cristina Braga Mascarenhas
Cidadã Feirense
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...